domingo, 17 de agosto de 2008

Kommbo/A

Sigo a série de postagens sobre o que rolou e tem rolado no após da minha monografia.

No dia 22 de março de 2008, aconteceu em Blumenau-SC o Kommbo/A. O próprio se define:
Kommbo é o que fica quando se mistura kommunikation e combo. Um mix do que há de mais recente em comunicação, web, novos meios e tendências. Os painelistas do Kommbo têm um monte de coisas interessantes pra falar e querem saber a sua opinião. Se você estiver em Blumenau neste sábado, participe. Repensar as coisas é sempre bom. E conversar bebendo a mais autêntica cerveja da cidade também.
Falaram aos aproximadamente 40 participantes Gica Trierweiler (Comércio, consumidor e conteúdo), Juliana Maria da Silva (Blogs e Blogueiros Profissionais), Tiago Jaime Machado (SEO: Otimizando websites), Rafael Ziggy (Marketing Viral e Social Media) e eu, sobre Marketing de Guerrilha.

Fiz uma apresentação baseada no meu TCC, menos carregada na teoria e recheada de exemplos, cases e mais algumas outras elocubrações sobre o futuro da guerrilha. A apresentação foi disponibilizada para quem quiser dar uma olhada.

terça-feira, 10 de junho de 2008

THE REVOLUTION WILL NOT BE TELEVISED

Quando comecei meu TCC eu poderia não ter um foco definido, um orientador ou uma linha de pesquisa firme. Prova disso são os vários posts que vocês lêem abaixo, dramatizando esta história bonita que foi este blog um dia. Mas a frase que adornaria as primeiras páginas deste blog nunca foram quesitonadas:
"A revolução não passará pela TV".
Afinal, ela define muito densamento daquele que se aventura pelo marketing de guerrilha através de suas ferramentas.

O problema é que eu nunca soube dizer quem exatamente era o autor de tal profecia apocalíptica. E sabe como é, uma frase sem autor perde totalmente o crivo e a autenticidade. Fica faltando aquele sal.

Eis que num breve comentário no PDF do meu TCC postado no Scribd, um solidário ser humano acabou com aquela pulga atrás da orelha que perdura desde junho de 2007, quando comecei a elaborar minha monografia.

A frase é "The Revolution Will Not Be Televised". Traduzindo: "A revolução não será televisionada". É de autoria do poeta e músico americano Gil Scott-Heron. Segue o vídeo.



Agora vai, galera!

TCC DE GUERRILHA PARA DOWNLOAD

Algo que sempre prometi, desde que digitei a última palavra do meu TCC e fechei o arquivo em PDF para a impressão, foi disponibilizá-lo online para download. Eis que agora, nesta nova "fase" posso redimir-me e colocar o conteúdo da minha monografia para essa rede grande de Deus. Aproveitar-me-ei do Scribd, rede social de compartilhamento deste tipo de arquivo. Lá vai:

quarta-feira, 4 de junho de 2008

APRESENTAÇÃO TCC DE GUERRILHA

Ao terminar minha monografia, só queria saber era de descansar e dar um jeito na minha vida - que ficou totalmente bagunçada por causa da dita cuja. Não tive tempo de subir a apresentação da mesma. Aproveitando o encejo, disponibilizo aqui a ppt no Slidshare. Espero que já não tenha se desatualizado. Faça bom proveito!

A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM

Depois de vários meses, de um domínio perdido - cujo eu não sinto a mínima falta - e de muitas mudanças na minha vida, volto a escrever. Não é o mesmo lugar e os posts não são os mesmos. Tive de fazer um trabalho de repostagem maluco, tendo perdido comentários, imagens, podcasts e alguns trechos dos textos. Mas mesmo assim, muito do conteúdo e da minha saga ainda está nas próximas linhas.

Não pretendo voltar com toda a força a blogar aqui, afinal não tenho motivos para isso. Atualmente escrevo sobre Marketing de Guerrilha no SimViral e no Impacto Criativo, e organizar uma pauta legal para este blog seria quase impossível. Na maioria das vezes não tenho tempo nem de escrever nos supracitados!

Mas acho legal conservar este espaço para ir contando para quem ainda o lê - e para quem poderá vir a acessá-lo - o quanto meu trabalho de conclusão de curso e o TCC de Guerrilha me abriram portas e me ajudam até hoje. Talvez eu consiga inspirar alguém, talvez eu tenha alguma influência. Afinal 22 pessoas ainda assinam o RSS!

Enfim, este blog ainda poderá servir como um bom caderno de registros para as boas portas que minha monografia me abriu e ainda me abrirá.

Então, bem-vindo novamente!