Participo da SECOM desde que me conheço por universtiário e bato o cartão rigorosamente em todas as edições, a partir da nona. Lembro que naquele ano as estrelas do espetáculo eram J.R. Duran (que fez uma palestra muito da safada, tanto na sua agenda extremamente minimalista e pobre, como ao mostrar a Luana Piovani peladinha no telão) e Marcelo Serpa, que trouxe uma carrada de vídeos e anúncios, arrancando suspiros e gargalhas do auditório. Nadica de nada de internet. Nem um piu sobre novas mídias. Era tudo um luxuoso espetáculo e confesso que me senti num desses festivais de publicidade gigantescos.
Quatro anos depois, acompanhando a puta evolução que o mundo vem sofrendo e tendo ganhado uma pontinha de maturidade, é notável a transferência do conteúdo das palestras para os temas que envolvem o novo consumidor e as ferramentas digitais. Deixaram de lado os gordos portfólios repletos de anúncios engraçados e que ganharam “trocentos ” prêmios, para vir realmente debater sobre as novas formas de comunicar para targets cada vez mais específicos e avessos a propaganda tradicional. Agora, as estrelas são os caras (e “as” caras”) que cuidam de áreas específicas para Internet e Interatividade das agências. Esse ano, até alguém para falar de guerrilha veio!
Na quinta tivemos o prazer de ouvir o australiano (com um sotaque para lá de carregado) Brian Crotty, diretor de Mídias Emergentes da McCann Erickson World Group para a América Latina, com direito a bate papo na calçada do teatro após os encerramentos da sua palestra e do evento. Nessa entrevista para o TUDOCOM tem resumo sobre o que foi a fantástica palestra dele. Só mais uma prova dessa transferência de agenda do tradicional para digital e inovador ao longo do tempo.
Não duvido que dentro em breve - e pode ter certeza, se estiver por aqui, baterei cartão mais uma vez - tenhamos uma Semana da Comunicação muito parecida com o que será a intercon2007, em outubro.
Falando nisso, alguém de Blumenau pretende ir? Estou pensando seriamente em dar uma passada por lá…


Nenhum comentário:
Postar um comentário