Com as sérias restrições orçamentárias e com o olho grande da fiscalização (cof cof!)*, os partidos políticos têm ficado com as mãos atadas na hora de comunicar seus futuros candidatos.
Essa privação faz com que os “marketeiros” usem e abusem das ferramentas do Marketing de Guerrilha para colocar seus candidatos perto do seu eleitorado, dando aquela lustrada na imagem de homem sério e comprometido com a população (cof cof)*. Aqui na região, muitos escrevem em jornais e têm programas de rádio e televisão. Aderem à causas nobres (uma pitada inconsciente de astroturfing, talvez?) e aparecem na mídia “de grátis”, posando de bons moços e preocupados com os problemas do povo (cof cof cof)*. Também não será a primeira eleição que nossos nobres (cof cof cof)* representantes utilizam a internet de forma guerrilheira para fazer aquele aprouch no eleitor. Blogs de políticos (as empresas deveriam aprender com esses caras…) já vingaram e “desvingaram” por aí, servindo de cabo eleitoral a uns bons 6 anos.
Agora, o orkut parece ser a bola da vez. Abriram a porteira aqui pelas loiras terras blumenauenses e as comunidadas pró e contra o atual prefeito (possível candidato a reeleição) já dão as caras. Só resta saber se a que está contra o Democrata é puro terrorismo político da concorrência, porque o oportunismo dos que estão a favor é evidente: uma lei determina que propaganda eleitoral tem período estipulado pelo TRE e eu não preciso dizer que estamos longe deste prazo, certo? Os militantes do PSOL também não perderam tempo e já se adiantaram no lançamento do seu candidato a prefeito da cidade, o que mostra que o espírito “guevariano” é levado a sério por eles, até na hora de fazer marketing.
O movimento ainda é fraco, até porque estamos naquele período de especulações, onde nomes são jogados ao leu. Mas mesmo sendo supostamente ilegal, parece-me que todos já estão preocupados em formar uma imagem de marca sólida, que transmita competência e sinceridade (cof cof)*. Menos mal, ainda sem os sorrisos de plástico e os beijos nas criancinhas circulando pelo YouTube. Vou grifar mais uma vez: ainda.
* essa mudança de clima me trouxe uma tosse daquelas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário